Como a intenção da luz direta, ou central, é alcançar níveis uniformes de claridade por todo o cômodo, em ambientes maiores, o tamanho da luminária e a capacidade de iluminação da lâmpada também devem aumentar. Isso ocorre porque existem superfícies capazes de refletir a luz, como paredes brancas, objetos metálicos e espelhos. Portanto, ambientes com cores claras não precisam de lâmpadas tão fortes. Além disso, cuidado para não direcionar as luzes para espelhos ou outros objetos refletores. O projetista elétrico, https://godotengine.org/qa/user/yogurtbobcat4 , saberá dizer quais tipos de lâmpada e de luminárias poderão ser usados em cada cômodo, além de fazer todas as instalações que você solicitar.
- As luzes amarelas ajudam a relaxar e por isso são as mais indicadas para os ambientes de descanso.
- A cozinha é um dos locais que mais necessitam de uma boa iluminação, principalmente por ser um lugar da casa que exige muito da nossa criatividade.
- As lâmpadas também variam, desde a potência até a temperatura — que é basicamente a cor que ela fornece ao ambiente.
- Esse tipo de iluminação é perfeito para salas de estar que têm acabamento do teto em gesso e molduras.
- Para não errar é preciso levar em conta os hábitos daqueles que utilizam o cômodo, que tipo de atividade é realizada nele e com que frequência, assim como a linha decorativa e o gosto dos habitantes da casa.

Esse é o efeito do ofuscamento e ocorre porque a luz reflete em espelhos que compõem o ambiente, por exemplo. Para evitar esse erro de iluminação, não deixe um ponto de luz intenso perto de objetos refletores. Se a garagem ficar exposta à rua, utilize as arandelas com lâmpadas mais quentes e uma luz geral mais fria. Os refletores de LED também são indicados para esse espaço por proporcionarem uma boa iluminação. Portanto opte por uma luz mais fria e intensa, para que você tenha uma visualização plena de tudo à sua volta.
Sala De Estar
Além de todos os fatores que devem ser analisados durante o projeto luminotécnico e que já foram citados neste texto, também é preciso considerar os tipos de lâmpadas e de iluminação artificial que existem. Esse ponto é fundamental, principalmente para projetos que não contam com muita iluminação natural. Ao contrário dos outros tipos de iluminação, a função da decorativa não é o efeito da luz, mas a decoração e o efeito decorativo que a iluminação proporciona.
Dicas Práticas
Feita com a técnica certa, ela pode transformar completamente um espaço. Segundo a arquiteta e urbanista Bruna Duimoulin, não existe uma regra exata na hora de escolher a iluminação, pois deve-se levar em conta as preferências de cada pessoa. A luz branca, ou luz fria, deixa as pessoas mais agitadas e produtivas. Não é por acaso que ela é considerada ideal para ambientes onde é necessário ter atenção e agilidade. Em escritórios, por exemplo, ela favorece a calma e a concentração, sem comprometer a produtividade. Não deixe de conferir a campanha “Os gadgets que você precisa“, onde trouxemos jogos de lâmpadas led e luminárias que dão a luz ideal em qualquer ambiente.
Uma alternativa é criar um letreiro luminoso com a palavra de sua preferência para decorar prateleiras ou bancadas. As dicas dadas para os quartos também são válidas para as salas, só é preciso fazer escolhas alinhadas à linha decorativa da sala como um todo e ao seu gosto pessoal. As lâmpadas incandescentes são um pouco mais quentes e duram cerca de 1.000 horas.Por último, para uma luz branca, podem ser usadas as halogênicas, mas elas produzem mais calor, e duram entre 2.000 e 4.000 horas.